Atuação do Enfermeiro em Genética e Genômica e Aconselhamento Genético 

Muitas vezes recebemos questionamentos sobre a atuação do enfermeiro em genética e genômica e no aconselhamento genético.

A SBEGG tem como posição que o Aconselhamento Genético é uma atividade dentro do escopo do especialista em Enfermagem em Genética e Genômica. 

A Enfermagem em Genética e Genômica é uma Especialidade que permite a atuação do enfermeiro em diferentes áreas e níveis de atenção. 

Na nossa atuação como enfermeiros devemos pautá-la na legislação disponível. A SBEGG atua junto aos órgãos reguladores para garantir o espaço de atuação dos enfermeiros. 

A profissão de enfermagem é regulada pela Lei do Exercício Profissional (Decreto nº94.406 de 1987).

De forma específica, as resoluções e decisões que permitem a atuação do enfermeiro em Aconselhamento Genético e permite que a SBEGG faça um edital para a Titulação de Enfermeiros Especialistas estão citadas abaixo.

  • Resolução COFEN nº 0468/2014 Normatiza a atuação do Enfermeiro em Aconselhamento Genético link 
  • Decisão COFEN nº44/2020 Aprova o Registro da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Genética e Genômica, no âmbito do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem link
  • Resolução COFEN nº 581/2018 Atualiza, no âmbito do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, os procedimentos para Registro de Títulos de Pós – Graduação Lato e Stricto Sensu concedido a Enfermeiros e aprova a lista das especialidades link

Qualquer dúvida que você tenha em relação à atuação do enfermeiro em genética e genômica, entre em contato conosco (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

  • Sobre o autor: Erika Santos Presidente da SBEGG (@enf.erikasantos)

Publicações mais antigas